No momento você está vendo Rádios intrínsecos : sua importância para o trabalho em locais perigosos
O que são rádios intrinsecamente seguros?

Rádios intrínsecos : sua importância para o trabalho em locais perigosos

Quando se fala em radiocomunicação, existem tantos modelos disponíveis que só mesmo um especialista pode dizer qual é a melhor opção para cada empresa. Mas se você já deu uma olhada rápida, provavelmente já sabe que esses aparelhos oferecem muita segurança tanto na transmissão quanto para o operador. Ainda sobre segurança, você conhece os rádios intrinsecamente seguros?

Vamos falar sobre segurança intrínseca. Os modelos intrinsecamente seguros são ideais para ambientes onde existe risco de explosão. Eles são fabricados com uma tecnologia que garante segurança na operação de equipamentos elétricos em áreas perigosas. Em outras palavras, esses rádios conseguem evitar que a energia elétrica ou térmica causem ignição.

Mas quando devemos usar um rádio intrinsecamente seguro? Esses modelos são recomendados para atividades em refinarias de petróleo e gás, silos de grãos, minas petroquímicas, fábricas de produtos químicos e outros locais classificados como de risco.

Os rádios intrínsecos possuem três medidas de proteção para os circuitos de rádio, o que significa que ele pode enfrentar até duas falhas sem colocar o operador em risco. É praticamente um rádio à prova de fogo!

Aqui estão algumas características principais desses rádios:

  1. Possuem a mais moderna tecnologia de segurança.
  2. Atendem aos mais rigorosos padrões de segurança.
  3. Funcionam mesmo em ambientes com gases inflamáveis e partículas.
  4. Suportam condições adversas, como entrada de água e poeira, temperaturas extremas e ruídos.
  5. Oferecem excelente qualidade de transmissão de voz e dados, mesmo nas condições mais difíceis.
  6. Possuem um sistema de fechamento que protege a bateria, mesmo quando o rádio é derrubado ou atingido.
  7. Têm localização via GPS.
  8. Contam com um recurso chamado “man down”, que é acionado quando o operador permanece na posição horizontal por um tempo além do esperado.

Para se enquadrar na categoria de intrinsecamente seguro, esses rádios precisam obter certificação de uma das organizações avaliadoras. Os padrões de segurança intrínseca são desenvolvidos pela International Electrotechnical Commission (IEC), mas também existem outras agências que estabelecem parâmetros, como a Factory Mutual Research Corporation (FM Global) e a Canadian Standards Association, ambas na América do Norte. Na União Europeia, um dos padrões mais utilizados é o ATEX. Todas essas normas e testes garantem a segurança do produto.

Espero que este artigo tenha sido útil para você! Se quiser saber mais sobre a tecnologia intrinsecamente segura, clique aqui e fale com um dos nossos consultores.

 

LEIA TAMBÉM: Radiocomunicação na segurança pública: como a tecnologia ajuda a salvar vidas

 

Rádios intrínsecos
ebook sobre como escolher melhor radio comunicador