[:pb]
Quando se fala em radiocomunicação, muitas pessoas ainda lembram dos rádios analógicos – modelos mais antigos, que apresentavam muitos ruídos e interferências no som. Atualmente, porém, há diversas opções de modelos e funcionalidades, todos eles com tecnologia de ponta, o que permite a transmissão de voz e dados.
Na prática, o rádio comunicador capta a mensagem de voz ou texto, que são transformadas em ondas magnéticas e transmitidas para outro rádio. Assim, temos um sistema de comunicação de dados entre aparelhos de forma rápida e segura. Criamos este artigo para evidenciar os benefícios dos rádios comunicadores em termos de segurança.
Segurança de informações
Há muitas formas de se comunicar com toda a tecnologia disponível atualmente. Porém, quando se trata de informações corporativas, o rádio comunicador é o dispositivo que oferece maior segurança. Com mensagens totalmente criptografadas, os dados da empresa não ficam tão vulneráveis à espionagem como no uso de smartphones, por exemplo. É possível garantir a confidencialidade e a integridade das comunicações realizadas por rádio.
Alcance variado
O alcance de um rádio comunicador pode variar significativamente, dependendo de vários fatores, incluindo a potência do rádio, as condições ambientais, o terreno e os obstáculos presentes. Geralmente, o alcance efetivo de um rádio comunicador é especificado pelo fabricante e pode variar de algumas centenas de metros a vários quilômetros.
Por outro lado, rádios comunicadores de longo alcance, como os utilizados por equipes de segurança ou em atividades ao ar livre, podem ter alcance de vários quilômetros ou mais. Esses rádios geralmente possuem maior potência de transmissão e podem ser equipados com antenas de maior ganho para aumentar o alcance. Além de proporcionar a comunicação imediata (ao contrário do celular, que depende de um sinal), o rádio comunicador está conectado a uma antena e a transmissão de dados ou voz se inicia de forma instantânea.
Tecnologia de rastreamento
Para empresas que enviam funcionários a locais de difícil acesso, sobretudo em atividades que oferecem risco, o rádio comunicador também é o meio ideal para comunicação. Com tecnologia de rastreamento via GPS, fica mais fácil saber a localização exata do colaborador. Essa tecnologia beneficia ainda os trabalhos relacionados à segurança e proteção, gerenciamento dos recursos e a prevenção de perdas e recursos.
Alerta de acidentes
Colaboradores que trabalham distantes um dos outros, ou até mesmo em locais remotos, contam com a vantagem da tecnologia “man down”. Por meio de uma configuração que determina que o rádio esteja em posição vertical, é possível identificar se um funcionário está caído (na posição horizontal) em um tempo fora do padrão.
Dessa forma, um alerta é acionado, informando um possível acidente ou problemas de saúde. Ao detectar que o rádio está no eixo contrário, a central pode tentar a comunicação com o funcionário. Se não houver resposta, o alarme é acionado e o socorro é enviado.
Mecanismo de busca
O trabalho em locais remotos, onde há risco de o trabalhador se perder, também conta com o auxílio do rádio. Na tentativa de comunicação, se não houver resposta do funcionário, a central pode utilizar um recurso que emite um som forte do rádio, permitindo localizar a pessoa em questão com maior facilidade.
Este artigo ajudou a esclarecer suas dúvidas? Deixe seu comentário sobre o tema =)
Quer saber mais sobre os benefícios dos rádios comunicadores ? Fale com um de nossos especialistas através de uma consultoria online e totalmente gratuita, clique aqui.
Escrito por:
Analista de Marketing[:]